Após ficar dois anos sem ocupar as ruas, em razão da pandemia, o Cordão Valu, o bloco mais queridinho de Campo Grande, está de volta para alegrar a festa, no Carnaval 2023, na Capital.
O mais tradicional grupo carnavalesco independente, da cidade, agendou dois esquentas: um, no dia 4, próximo sábado, às 17h, e o outro, no dia 12, um domingo (o horário ainda será definido). Os dois pré-carnavais terão lugar na Arena do Horto Florestal, com entrada gratuita.
A iniciativa é para antecipar as duas apresentações oficiais do grupo, na Folia de Momo, que acontecerão no sábado, 18, e na terça-feira, 21, de fevereiro, na Esplanada Ferroviária.
No retorno do Carnaval de rua da Capital, o Cordão Valu pretende homenagear a imprensa local, pelo importante serviço prestado durante a pandemia do coronavírus, e no combate às fake News.
Também serão homenageados pelo Valu, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS), que neste ano completa 40 anos de fundação e de lutas, e ainda, a volta da democracia.
Todo ano, no Carnaval, o grupo homenageia pessoas, instituições e iniciativas culturais, em suas apresentações. A imprensa seria homenageada no ano passado, porém, a coordenação do Cordão Valu cancelou as apresentações, motivada pelo aumento dos casos de Covid 19 no município, naquela oportunidade.
“Os jornalistas, o Sindjor MS, que representa a categoria, lembram a liberdade de imprensa, que é um dos pilares da democracia, democracia que está de volta, e precisa ser celebrada”, afirma Silvana Valu, coordenadora do Cordão, ao justificar a homenagem deste ano.
Primeiro esquenta
No esquenta do dia 4, a principal atração musical, será a Banda do Mato, integrada por músicos parceiros, liderados por Beget de Lucena e Lauren Cury. A banda, em suas apresentações, leva um repertório de ritmos diversificado: samba, reggae, axé, entre outros ritmos musicais.
O grupo, está escalado também, como uma das atrações do show do Valu, na terça-feira de Carnaval. O esquenta do dia 4, terá ainda a participação da Banda de Marchinhas Sossega Leão, antecedendo a apresentação da Banda do Mato.
A coordenação do Cordão Valu alerta que, nos dois pré-carnavais, será proibida a entrada de bebidas alcoólicas pelos foliões. Estas, serão vendidas na Arena, local do evento.
Serviço
Esquenta do Cordão Valu
Quando: no dia 4 de fevereiro, sábado, a partir das 17h.
Onde: Arena do Horto Florestal, na Avenida Fábio Zahran, 316, Centro.
Atrações musicais: Banda de Marchinhas Sossega Leão e a Banda do Mato.
Entrada gratuita.