O Cordão Valu de 2025 será marcado por uma homenagem especial aos 50 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro de Carnaval do Brasil, e aos 40 anos do Grupo TEZ, de Mato Grosso do Sul.
O tradicional bloco carnavalesco independente de Campo Grande fará o lançamento do tema deste ano no primeiro esquenta, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, em evento que contará com a presença de Antônio Carlos dos Santos Vovô, fundador do Ilê Aiyê. E também terá a parceria do Grupo TEZ
Como já é tradição, o Cordão Valu realiza homenagens a entidades e personalidades que se destacam pelo seu trabalho em favor da sociedade e do Carnaval de Campo Grande.
Este ano, a escolha recaiu sobre duas instituições fundamentais na luta contra o racismo e pela valorização da cultura negra.
O Ilê Aiyê, fundado em Salvador em 1974, é conhecido por sua importante atuação na promoção da cultura afro-brasileira e pelo combate ao racismo, além de ser o bloco mais emblemático da cultura afro no Carnaval baiano.
Seu legado inclui canções icônicas e o pioneirismo como bloco afro, reunindo milhares de associados e promovendo ações culturais, como suas escolas de educação para crianças carentes.
Já o Grupo TEZ, fundado em 1985, tem sido um pilar na luta contra o racismo em Mato Grosso do Sul.
A entidade é responsável por importantes avanços, como a aprovação de leis que garantem cotas para negros nas universidades do estado e a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar.
A homenagem do Cordão Valu aos dois grupos destaca a importância da resistência cultural e social contra o racismo e pela valorização da cultura negra.