Como todos os anos no Carnaval, o desfile do Cordão Valu acontece no sábado (2). Já na terça-feira gorda (5), a festa do Cordão é só de shows, sempre na Esplanada Ferroviária. A folia começa com a matinê para a criançada do Valuzinho, a partir das 14h, ao som das marchinhas de Carnaval tocadas pela Charanga do Cordão Valu.
No período da noite, tem início os shows, primeiramente com a apresentação da cantora Juci Ibanez, uma das mais importantes intérpretes de samba raiz do Estado. O carnaval de 2019 do Valu vai encerra com a presença do grupo Sampri. A banda tem um repertório que conta com sambas tradicionais dos grandes compositores nacionais, os sambas da Bahia, e os cânticos de ijexá africano.
Durante o show, as meninas vão interpretar cânticos do afoxé Filhos de Gandhy, o mais importante grupo afoxé da Bahia, que completou 70 anos de fundação, dia 18 de fevereiro último e é o homenageado do Cordão Valu neste ano. Os dois dias de Folia do Cordão, na Esplanada Ferroviária - 2 e 5 de março - terão início às 14h, com encerramento às 22 horas.
Patrimônio histórico
Desde o primeiro desfile, em 2007, o Cordão Valu ocupa a Esplanada Ferroviária paras as apresentações, um espaço tombado pelo patrimônio histórico. Sendo assim, a preservação da área, sempre foi e é uma preocupação constante dos fundadores do Cordão.
Este ano, a direção do Valu vem promovendo uma campanha de orientação aos foliões que forem às festas do Cordão, no sábado (2) e na terça-feira (5) no sentido de que respeitem e preservem o patrimônio público, não causando danos ao espaço que é de todos os campo-grandenses.
“A Esplanada Ferroviária pertence a Campo Grande e ao povo desta cidade. Por isso, todos têm a obrigação de proteger e preservar esse, que é um patrimônio histórico”, exalta Silvana Valu, líder do Cordão.