quarta, 22 de janeiro de 2025

Busca

quarta, 22 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

05/04/2021 07:00

No ritmo atual, vacinação de prioritários vai demorar 70 dias em Campo Grande

Só depois de encerradas todas as prioridades a imunização pode ser aberta ao público em geral, o que não deve ocorrer antes de julho

70 dias. Esse é o tempo que Campo Grande deve levar para encerrar a vacinação dos grupos prioritários. Isso se continuar no atual ritmo de imunização, o mais rápido do Brasil. Pelos cálculos atuais, apenas por volta de julho o público em geral deve ter acesso à vacina na maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Hoje a Capital já distribuiu 149 mil vacinas – sendo 122.270 de primeira dose e 26.730 da segunda, principalmente nos profissionais da Saúde e idosos acima dos 90 anos.

Conforme a quarta e mais recente versão do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, publicado em fevereiro deste ano, o grupo prioritário é composto por exatas 233.604 pessoas (veja os detalhes na tabela abaixo). Logo, para começar a vacinar qualquer pessoa abaixo dos 60 anos, a Secretaria Municipal de Saúde precisa distribuir 467.208 doses para estes grupos, já que são necessárias duas por pessoa.

Neste fim de semana foi a vez das forças de segurança se vacinarem em MS

Apesar da cidade ter imunizado apenas pouco menos de mil pessoas ontem, a média municipal é de 4.500 vacinas ao dia. Se mantiver esse ritmo – o mais rápido do País, inclusive – Campo Grande demora mais um mês e dez dias para distribuir as outras 318.208 doses prioritárias.

Enquanto isso, a média de mortos diários em Mato Grosso do Sul pelo novo coronavírus chega a quase 50 pessoas

Com 55 pontos de vacinação, a cidade tem hoje capacidade de vacinar até 15.000 pessoas ao dia, conforme cálculo do prefeito Marquinhos Trad (PSD). O problema é o ritmo ainda inconstante da chegada de vacinas.

Marquinhos afirma que a situação é culpa da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que demorou na aquisição dos imunizantes. 

Na prática, porém, se você não está entre pessoas com 60 anos ou mais, com deficiência, seja das forças de segurança e salvamento, funcionário do sistema prisional, privado de liberdade, indígena, tenha uma das comorbidades listadas ou seja professor, é bem provável que a sua dose não chegue antes de julho em Campo Grande.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também