Além de sobrecarregados, os hospitais públicos de Mato Grosso do Sul estão com estoques baixíssimos de medicamentos bloqueadores neuromusculares e sedativos. As informações foram confirmadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (23).
Eles são essenciais para a intubação de pacientes em estado crítico, seja de covid-19 ou outras doenças. As aquisições realizadas pelo governo estadual e os recebimentos do Ministério da Saúde já foram direcionadas aos hospitais com leitos de UTI Covid do Plano de Contingência.
Segundo a SES, nossas novas aquisições estão empenhadas aguardando assinatura de contratos e entregas de fornecedor. “Até o momento, as unidades hospitalares possuem o insumo em estoque. A SES reforça que este levantamento é responsabilidade das unidades hospitalares pública e privadas do Estado”.
“A SES informa que desde o início da pandemia tem procurado aprimorar suas ferramentas de ações no enfrentamento a covid-19 em Mato Grosso do Sul. Assim, ressalta que está desenvolvendo um sistema digital para monitorar o consumo e estoque de oxigênio nos hospitais de Mato Grosso do Sul”, completa a secretaria, em nota.