Atividades e visitas presenciais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul seguem suspensas por mais 15 dias, conforme a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
A medida segue até o dia 15 de outubro. Com apoio de órgãos de saúde, a instituição elabora estudos, para adoção de novos protocolos, com o objetivo de retornar as visitas sociais e presenciais, de forma gradativa e segura em todas as unidades penais do estado, conforme a nota divulgada.
A prorrogação visa diminuir o fluxo de pessoas, evitando assim o aumento de casos de coronavírus no ambiente carcerário e fora dele.
O Complexo Penitenciário de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste, recebia, em média, mais de 1,7 mil visitantes por final de semana, antes da pandemia da Covid-19.
A suspensão atende diretrizes do Ministério da Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade da população em situação de encarceramento.
Conforme a Nota Técnica expedida nesta quinta-feira (1) pela Agepen, continua sendo implementada a operacionalização das visitas sociais virtuais como alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em presídios do estado.