Após dias de estiagem, decorrente da massa de ar seco que paira sobre Mato Grosso do Sul, somada ao aumento da quantidade de queimadas na floresta amazônica, a chuva deu o ar da graça na noite de ontem (22), ainda que restrita à região sul do Estado.
A precipitação veio acompanhada de uma forte ventania e chuva de granizo. O temporal deixou para trás estragos que foram registrados pelos moradores em cidades como Ponta Porã e Dourados, deixando-os impressionados com tamanha força da natureza. (Veja no vídeo abaixo)
E, neste fim de semana, a previsão é que venha mais chuva por aqui, novamente na porção sul e, desta vez, abrangendo também o sudoeste do MS. Já em Campo Grande, até o momento, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo permanece firme com muito calor e baixa umidade relativa do ar.
Queimadas contribuem para o clima seco e constituem crime ambiental quando realizadas sem autorização (Foto: Wesley Ortiz)
Dica de saúde
Entre as dicas para evitar transtornos decorrentes do clima seco estão medidas simples como a ingestão de bastante água, evitar a prática de esportes nas horas mais quentes do dia, permanecer em ambientes umidificados, além de manter a pele protegida com hidratantes e protetor solar.
Queimada sem autorização é crime
A prática de queimadas para limpar áreas de pastagem constitui crime ambiental, quando realizada sem licença do órgão competente. O incêndio criminoso é punido pela Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 com pena de um a quatro anos de reclusão.