Geada, temperaturas abaixo de 0°C e sensações ainda negativas devem ser o grande destaque desta quarta-feira (30) em Mato Grosso do Sul. O estado que passa por uma das ondas de frios mais intensa dos últimos anos, deve registrar novos recordes de temperaturas e grande risco de geada ao longo da madrugada.
A meteorologia deu o tom ao alertar para fenômenos como a geada, queda brusca da temperatura e possíveis chuvas ao longo desta quarta, como informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essa emissão de alerta é válido até a noite de quarta-feira.
Por que até quarta? É que na quinta-feira (1°), quando abriremos o mês de julho é que as temperaturas máximas começarão a se elevar gradualmente pelos próximos dias. Contudo, a previsão ainda alerta para mínimas mais baixas que o de costume.
Na madrugada desta quarta-feira, por exemplo, a cidade de Ponta Porã tende a registrar uma das temperaturas mais baixas, inclusive os termômetros ficarem abaixo de 0°C. Com isso, a sensação térmica pode vir a ser maior.
O mesmo caso acontece em cidades do sul do estado como Bela Vista, que promete fazer 1°C; Naviraí a previsão indica termômetros em 2°C, Amambai a temperatura não passa dos 2°C na madrugada e Campo Grande promete registrar um dos dias mais frios do ano, com 4°C de mínima, mas a sensação térmica pode ficar negativa.
Por isso, muito cobertor, chocolate quente para os próximos dias serão muito bem-vindos nos dias de frio intensos provocados por uma onda de frio que vem da Argentina, acompanhada de uma massa de ar polar ainda mais intensa, provocando essa queda brusca de temperatura.
E o calor? A meteorologia não explica exatamente quando as temperaturas voltarão ao normal nessa época de julho, mas conforme detalhes climáticos, a previsão que a partir do dia 4 de julho, próximo domingo, a tendência é que as máximas aumentem um pouco e as mínimas acompanhem esse aumento.
Assim, a expectativa é que o frio permaneça por mais uma semana em Mato Grosso do Sul.