A Fiocruz Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com o apoio da Fundect, realizam o Seminário de Relações Internacionais em Saúde e Cooperação Bioética nas Fronteiras nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório da FAMASUL.
Mato Grosso do Sul é um estado que possui peculiaridades, em grande parte devido às suas fronteiras com Paraguai e Bolívia. Esta região de fronteira é singular e compreendida pelos seus habitantes como lugar de cooperação e troca em seu cotidiano.
As políticas públicas existentes não contemplam essa singularidade, sendo as fronteiras ainda compreendidas como divisas, o que torna a abordagem dos problemas das regiões fronteiriças sectarizada, e, por isso, de solução mais complicada.
De acordo com os organizadores, o encontro visa abrir a possibilidade de uma profunda reflexão sobre as relações internacionais em saúde, buscando metodologias possíveis de serem aplicadas na resolução dos conflitos em comum entre os países, sob uma ótica de cooperação bioética e solidariedade.
Serviço- A FAMASUL localiza-se na Rua Marcino dos Santos, 401 - Chácara Cachoeira), em Campo Grande (MS).