O deputado estadual, Rinaldo Modesto reforçou o coro para que os profissionais da educação ganhem mais capacitação para atender alunos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). O parlamentar ainda declarou que é necessário fazer o diagnóstico precoce.
Rinaldo é criador da Lei 4.770/2015 que implanta centros avançados de estudos para capacitar educadores da rede pública e privada, trazendo como objetivo a inserção escolar de alunos diagnosticados com autismo.
"Mesmo sendo uma condição neurológica que afeta a interação afetiva e social, é preciso deixar claro que não é uma doença e nem sempre o intelecto fica comprometido. Pelo contrário, existem casos em que os autistas de alto funcionamento surpreendem pela inteligência e quando os educadores estão capacitados para trabalharem com estes alunos, o resultado é uma experiência incrível".
A fala é justamente para o mês de abril. A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que o dia 2 de abril seria o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e lugares importantes do mundo celebram mudando as cores para o azul.
O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição de saúde caracterizada principalmente pelo déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: a comunicação e o comportamento.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que o Brasil tenha 2 milhões de pessoas com autismo e o mundo tenha 70 milhões.