Para os sul-mato-grossenses que são amantes do calor, a meteorologia deixa um aviso bem claro: uma nova onda de calor começa a partir desta quinta-feira (15), deixando as temperaturas máximas 5°C acima da média considerada normal para essa época do ano, chegando até a marca dos 40°C. Ou seja, o frio que estava presente, desapareceu de vez.
Como dito em outras oportunidades, o mês de agosto deve se tornar uma eterna gangorra de temperaturas. Após o frio mais intenso do ano passar cerca de 6 dias presentes, trazendo recordes para o Estado, incluindo mínimas negativas, uma semana depois, o calor estará de volta e com direito a uma massa de ar quente e alta pressão.
Segundo o Climatempo, a onda de calor começa basicamente nesta quinta-feira, mas se intensifica ainda mais no final de semana, prolongando sua estadia até o dia 22 de agosto. As principais regiões atingidas será o norte, pantanal e bolsão de Mato Grosso do Sul.
Conforme o sistema meteorológico, "uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares a das últimas ondas de calor".
"Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde", diz o Climatempo.
O ponto principal é que além da umidade relativa do ar estar baixa nos próximos, haverá a mudança significativa nas temperaturas que desafiarão a saúde da população, já que o mapa (veja abaixo) indica que Mato Grosso do Sul terá temperaturas até 7,5°C acima da média, com um olhar bastante delicado para a região pantaneira e a preocupação do retorno dos incêndios florestais.
"Tendo em vista, que as temperaturas médias de agosto já são mais elevadas em relação a julho, o que fará com que o calor seja sentido de forma mais intensa e desconfortável".