A partir de hoje (19), o uso de máscara é obrigatório em Campo Grande. O decreto foi publicado ontem (18) Diário Oficial do Município e alterado nesta sexta-feira. Em live no Facebook, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) reforçou que, apesar de desconfortável, o uso é necessário para prevenção da covid-19.
Além disso, ele lamentou ter que ‘chegar ao ponto’ de obrigar o uso do item. “Por mais que você se sinta desconfortável, que ela te incomode, deixa orelha puxada para frente, por mais que você se sinta sufocado, ela é necessária, é eficiente, ela é eficaz, isso é fato incontestável”, disse.
“Se o uso faz bem, se o uso protege sua família, porque a dificuldade e relutância em usar algo que vai ajudar?”, questionou.
De acordo com o novo decreto, publicado hoje (19), “fica determinada a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em todos os espaços públicos e privados de acesso ao público, bem como dentro de veículos automotores, no âmbito do município de Campo Grande, durante a emergência da covid-19”.
Quem desrespeitar a medida pode ser penalizado com multa de até R$ 15 mil, conforme Código Sanitário Municipal, até mesmo prisão por crimes de desobediência e contra a saúde pública. As multas, entretanto, poderão ser aplicadas a partir do dia 1º de julho. Confira aqui decreto na íntegra.
O uso de máscara será obrigatório em todo Mato Grosso do Sul a partir de segunda-feira (22). A medida valerá para os locais e instituições públicas, estabelecimentos comerciais privados e transporte coletivo. A Secretaria de Estado de Saúde realiza a compra de máscaras para doar para a população carente.