Com a diminuição dos casos da covid-19, a rotina dos brasileiros e sul-mato-grossenses gradualmente começa a voltar para o novo normal.
Em Mato Groso do Sul, por exemplo, já não existe toque de recolher e, aos poucos, os eventos com a participação do público estão retornando.
Uma das hipóteses levantadas para a liberação do público em eventos é do passaporte de vacinas.
A medida seria a apresentação do cartão de vacina nos locais. Questionados sobre a ideia, 68,06% dos leitores aprovam que apoiam a iniciativa. Já 31,94% destacou ser desnecessário.
O questionamento foi respondido na enquete da semana do TopMídiaNews.
Biossegurança em eventos
Em uma das últimas lives, o presidente do comitê gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), o Secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel, chegou a descartar o passaporte para garantir que somente pessoas vacinadas circulem em estabelecimentos e comércio local.
"Por parte do Estado, não existe hoje uma definição de ter que apresentar carteirinha de vacinação, e vai se manter do jeito que está", disse no dia 10 de agosto.
Contudo, Riedel ponderou que talvez a iniciativa privada crie promoções e a exigência do comprovante da imunização em eventos.
"O próprio mercado deve começar alguns critérios de biossegurança. Um evento, por exemplo, que só pode entrar testado”, complementou.