A estação de outono será a responsável por receber a onda de frio prometida para abril em Mato Grosso do Sul. A meteorologia reforça a mudança climática que está por vir na segunda quinzena do mês, prometendo quedas acentuadas de temperatura após longos períodos de calor.
A promessa é a atuação de uma massa de ar frio intensa e duradoura, que deverá permanecer por pelo menos uma semana no Estado, assim como no sul e sudeste do país.
Apesar do Rio Grande ser o primeiro estado a ter essa mudança, o Climatempo afirma que somente entre os dias 15 e 16, haverá mudanças significativas nos demais estados.
"Além da Região Sul, alguns os estados, como: Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do Sul de Minas, terão queda mais considerável de temperatura - com isto, podemos ter temperaturas mínimas baixas, até pelo menos o dia 20", diz o sistema meteorológico.
Não está descartada geada, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. Em relação às temperaturas, ainda é incerto, mas as previsões apontam que as mínimas vão reduzir bastante ao longo da passagem dessa massa de ar fria.
Para o sistema Meteored, anomalias estavam sendo registradas nas previsões, no qual uma massa de ar frio mais intensa e poderosa, abrangendo todo o Centro-Sul do Brasil na terceira semana de abril.
"O modelo prevê anomalias negativas de temperatura em uma área bem maior no Centro -Sul, abrangendo todos os estados do Sul, todo o estado de São Paulo, partes do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, todo o Mato Grosso do Sul e inclusive o sul de Mato Grosso", finaliza.