O governador Reinaldo Azambuja deve publicar, ainda nesta quarta-feira (31) em edição do Diário Oficial do Estado, um novo decreto que pretende liberar praticamente todas as atividades não essenciais para funcionamento após a finalização das medidas restritivas que estão em vigência até o dia 4 de abril.
De acordo com o governador, o funcionamento das atividades devem respeitar o cumprimento dos protocolos de biossegurança, como distanciamento, uso obrigatório de máscara e evitar aglomerações.
"Nós tomamos medidas duras, mas necessárias", declarou Reinaldo em live do Governo do Mato Grosso do Sul.
Porém, Azambuja destacou que foi difícil a tomada de decisão inicial, mas que houve muita conversa com diversos segmentos para encontrar a melhor maneira de atender todos os pedidos que eram feitos ao Estado.
"Eu entendo todas as reclamações dos segmentos. É difícil também essa tomada de decisão porque você tem de um lado alguns que nos pressionam para medidas até mais restritivas. De outro lado você tem segmentos da economia que querem que liberem tudo e de qualquer forma. Nós ficamos muitas vezes no meio para tomadas de decisões".
O atual decreto é válido até o dia 4 de abril e proíbe o funcionamento de atividades consideradas não essenciais, como o comércio. O toque de recolher também foi modificado com as medidas restritivas, tendo início às 20 horas nos dias normais e às 16h nos finais de semana.