A delegada da Mulher em Aquidauana, Joilce Silveira Ramos, distribuiu rosas para mulheres na cidade pantaneira, na semana do Dia Internacional da Mulher. A ideia é incentivar vítimas de violência a denunciar os crimes na cidade.
Para a policial, o ato, ocorrido na manhã deste sábado (7), mostra que a população pode contar com a Polícia Civil e com a delegacia especializada no combate à violência de gênero.
O investimento para as rosas e a iniciativa foi da delegada e a equipe da policial abraçou a ideia. A mensagem de que há saída para se livrar de um relacionamento abusivo, antes que isso termine em feminicídio.
‘’... onde se pode sim quebrar essas barreiras criadas pela violência doméstica e começar a escrever uma nova história’’, refletiu Joilce.
Na visão da delegada, a mulher precisa se encorajar e ‘’quebrar esse ciclo de violência’’. Ela avalia que, em relação à agressão física e psicológica, quando a vítima quer e cria coragem para denunciar, o Estado tem sim como proteger.
‘’A única forma de prender um homem que praticou o crime de ameaça, é ele descumprindo a Medida Protetiva com outra ameaça, mesmo que seja só psicologicamente, sem ameaça física, ele vai preso sim’’, garantiu a delegada especializada.
A iniciativa também contou com a participação das equipes do CRAM, da Secretaria de Assistência Social de Anastácio, escola de cursos preparatórios e também de familiares da jovem Airyfer Castro Elias, aquidauanense vítima de feminicídio que foi assinada pelo seu ex Edmauro Gamarra, pelo mesmo motivo da maioria dos casos: o agressor não aceitou o fim do relacionamento. O atual namorado da jovem, Higor Quintana, também foi assassinado.