A passagem da frente fria em Mato Grosso do Sul promete deixar as temperaturas amenas até o final de semana. Com a possibilidade das mínimas abaixarem para a casa dos 10°C, essa mudança climática pode vir acompanhada de tempestades e rajadas de ventos que servirão de trunfo para amenizar o calor intenso.
Segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente está aliada a passagem de um cavado em médios níveis e ao fluxo de umidade em baixos níveis, que permite a formação de nuvens carregadas, deixando o tempo instável.
O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) remete haver possibilidade de tempestade para esta quarta-feira em pelo menos 24 cidades sul-mato-grossenses, com destaque para Dourados, Mundo Novo, Ivinhema, Sete Quedas e Amambai.
Essas tempestades podem vir acompanhadas de chuvas que resultem em até 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no acumulado do dia. Os ventos intensos de 40 a 60 km/h também pode marcar presença.
Conforme o Cemtec, a frente fria provocará mudança nas temperaturas, principalmente na região sul que poderá ter mínimas de 10°C e máximas de até 25°C ao longo dos próximos dias. Em Campo Grande, a situação não difere e a mudança faz com que a cidade conviva com mínimas de 17°C e máximas de 27°C.
Porém, o fenômeno não deve durar muito e a probabilidade é que ela vá embora no final de semana, possivelmente a partir do domingo, quando as temperaturas voltam a subir novamente, trazendo a umidade mais uma vez para índices preocupantes nas regiões leste, norte e região pantaneira.