Após se pronunciarem sobre a organização de um protesto para cobrar a redução das tarifas de percentual pago ao Uber, que será organizado por uma das associações que representa motoristas de aplicativos de mobilidade urbana em Campo Grande, os motoristas também resolveram mostrar o outro lado de quem dirige no aplicativo.
Alvo de reclamações em grupos da internet como o “Aonde Não Ir em Campo Grande”, motoristas do aplicativo resolveram não deixar barato e dar a versão de quem dirige. Um deles foi Cristian Rodrigues, que respondeu a reclamação de que não esperou uma passageira.
Ele contou que muitas pessoas não entendem os cinco minutos de espera que o aplicativo dá, e que tempo é dinheiro. “Sou o motorista Uber que reclamaram no grupo. Primeiro a pessoa solicita um motorista Uber, aí ela já fica mandando mensagem perguntando onde estamos, se já estamos chegando. Quando chego ao local, tenho cinco minutos de espera, aí quatro garotas estão me esperando, aí já vai colocando baldes, rodos e vassouras no carro, aí elas esquecem a chave, entra na casa novamente pra procurar a chave e nada da chave, sendo que o meu tempo de espera são 5 minutos, não sou pago pra ficar esperando e sim pra levar os passageiros, sendo que o meu tempo é dinheiro”, reclamou.
“Tem pessoas que confundem as coisas achando que Uber é zona , entram com os pés todos sujos, sujando o seu carro, entram molhados, pede Uber e ainda não levantou da cama, chama o Uber e nem saiu do bando, chama Uber pra puxar mudanças. São tantas coisas que até daria pra escrever um livro”, narra, para delírio de quem é apoiador do aplicativo.
Segundo os motoristas, muitas pessoas confundem, achando que é bagunça. “Pelo amor de Deus, aí para quem acha que Uber é bagunçado. Me desculpe qualquer coisa, mas a gente se estressa com a situação e com pessoas folgadas. Da próxima vez, chama um TÁXI, quem sabe eles são mais educados ou até mesmo a corrida saia mais barata”, alfineta, incitando mais uma vez a 'treta eterna' de Uber X Táxi.
Rafael Bais também é motorista do aplicativo e faz coro. “Nós que prestamos serviços na Uber sabemos o que enfrentamos nos dias, nas noites, nas madrugadas, temos que zelar pela nossa segurança, pela segurança dos passageiros, tanto correndo risco de algum assalto, quanto ao trânsito violento que assola a nossa cidade. Tentamos dar o nosso melhor, mesmo com a gasolina cara, com o cansaço, muitas vezes não conseguimos ir ao banheiro, enfrentamos sede, fome, prestamos nosso serviço com excelência e por isso a Uber está dominando o mercado, a procura a cada dia aumenta mais”, acredita.
Outro ponto é que, segundo ele, alguns passageiros são mal educados. “Passamos por desaforos gratuitos, às vezes podemos demorar devido ao trânsito, o passageiro muitas vezes não entende, já entra de mau humor e por aí vai”, conta.
“O carro é o ambiente de trabalho, temos que zelar, os passageiros devem ter bom senso, tem que pensar no próximo que irá usar, se perguntar se gostaria de entrar num carro que alguém sujou? Nós esperamos cinco minutos, após isso o aplicativo nos dá autonomia de ficar aguardando ou não. É sacanagem a pessoa fazer esperar mais tempo, pois agora tem o preço fixo e aquele tempo não altera o valor. Uber é transporte de passageiro, não para fazer mudança ou transporte coletivo que carrega mais do que quatro pessoas. Nós atendemos com excelência, esperamos o mesmo dos passageiros”, desabafou.
Passageiros apoiam motoristas que reclamam
Maraglai Dos Santos Peres é uma das que defendem o Uber. “Até hoje usamos direto aqui em casa, não tivemos nenhum problema ou reclamação. Eu tenho minhas dúvidas se algumas dessas pessoas que reclamam, não seriam taxistas ou familiares”, sugere.
“Seria impossível usar tanto e não ter tido algum problema se fosse tão ruim. Na época apenas do táxi, já tive corrida recusada por taxistas, seja pelo destino ser muito próximo, e isso até agora nunca aconteceu com o Uber”, narra.
Marcelo Ferr é um dos que reconhece que a situação é complicada para os motoristas. “Infelizmente motorista Uber está refém de alguns passageiros por causa de avaliação. Tem passageiro que não leva em conta se foi profissional ou não, simplesmente se chega em um carro mais simples já é motivo de ser mal avaliado”, reflete.
“Mesmo você dando um bom dia, boa tarde, boa noite, balinha e ar gelando. Quando o motorista recebe uma avaliação baixa talvez leve mais de semanas para recuperar as notas, isso se não tomar mais uma nota baixa”, explica.
Essa também é outra reclamação dos motoristas e luta da categoria. Atualmente, os motoristas que estão com avaliação em 4.7 já estão “no fio da navalha” para serem excluídos do aplicativo.
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa do Uber porém não obteve resposta.