Por mais que não estejam tão duradoura como antes, as chuvas prometem se intensificar a partir desta quinta-feira (23) em Mato Grosso do Sul, principalmente em cidades que estejam na região sul, sudeste, leste e sudoeste. A meteorologia informa que essa situação é devido à aproximação de uma nova frente fria.
De acordo com o informativo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a semana, mesmo que apresente algumas temperaturas altas, deve continuar tendo uma instabilidade no clima, com chances de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo.
Conforme a meteorologia, as instabilidades estão ligadas ao intenso fluxo de calor e a umidade vindo da Amazônia, mas também pela aproximação de uma nova frente fria. "Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no estado", diz o Cemtec.
Como dito pelo órgão, os maiores índices de chuva são esperados para as áreas sul, sudeste, leste e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Mesmo não incorporada a essas regiões, Campo Grande também deve receber chuvas e as máximas que estão acima dos 30°C nos últimos dias, poderão cair para abaixo desse número, trazendo uma sensação de clima mais ameno.
Esse mesmo cenário deve recair para o sul do Estado, como em cidades de Ponta Porã, Iguatemi, Amambai e outras.
O Cemtec pontua ainda que até o dia 28 de novembro são esperados chuvas com volumes entre 30 a 150 milímetros. Existe ainda já uma previsão para a semana seguinte, que abrange o dia 29 de novembro ao dia 6 de dezembro, onde é esperado para esse período, chuva de até 80 milímetros, com destaque para a região centro-norte e nordeste.