Mato Grosso do Sul terminou a semana com índice de isolamento social abaixo dos 50%. Mesmo sem mais da metade da população respeitar o isolamento, o Estado apresentou uma melhora na posição do ranking nacional.
Conforme a SES, Secretaria de Estado de Saúde, o percentual de pessoas que mantiveram as medidas restritivas de distanciamento social e permaneceram no perímetro de suas residências nesta sexta foi de 37,7%.
O índice foi o mesmo mantido ao longo desta semana que mapeou as seguintes taxas: 38,1% (segunda), 37,5% (terça), 36,5% (quarta) e 36,7% (quinta).
Ocorre que o índice está muito abaixo dos 60% a 70% recomendados por autoridades mundiais de saúde como única maneira eficaz de conter a rápida disseminação do novo coronavírus.
A falta desse isolamento já apresenta “resultados” em Mato Grosso do Sul que tem tido uma média de 50 novos casos confirmados de Covid-19 ao longo desta semana.
“Isolamento social, medidas de higiene, etiqueta social e uso de máscaras serão fundamentais no enfrentamento dessa doença. Se aqui há menos casos do País, é resultado de um conjunto de ações que possibilitaram que chegássemos a esse controle da doença”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende, destacando que o enfrentamento da doença depende não só do poder público, mas de toda sociedade.