Cerca de 800 manifestantes estão na tarde desta quarta-feira (15), em frente ao condomínio Damha, onde mora o deputado federal Carlos Marun, do PMDB. Os manifestantes estão levantando acampamento e prometem ficar no local pelo menos até o próximo domingo (19). A movimentação é contra a reforma da previdência, que tem o deputado como relator do projeto na Câmara.
A manifestação reúne várias pessoas, entre elas o presidente da Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Lucílio Souza Nobre. Conforme o sindicalista, a ação superou todas as expectativas. "Esperávamos aproximadamente cinco mil pessoas, mas a organização disse que teve mais de 20 mil. Isso aponta que a população entendeu que o protesto é parte da cidadania", contou.
(Manifestantes devem ficar no local até o próximo domingo. Foto: Amanda Amaral)
Representando o Sindicato dos Trabalhos em Seguridade Social em MS (SINTSS-MS), Ricardo Bueno disse ao TopMídia News que faz parte do grupo que passará a noite em frente ao condomínio e ressaltou que a manifestação não faz parte de nenhum movimento político. "No começo do ano as pessoas estavam adormecidas em relação ao assunto, sem entender a gravidade do projeto da reforma. Hoje, no protesto no centro da cidade, percebi que as pessoas estão mais por dentro do assunto, foi bem aceita pelos lojistas e tive muita participação dos jovens. Só não podemos ligar esse ato a movimentos de partidos políticos ou centrais sindicais", ressaltou Bueno.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (CUT-MS), Genilson Duarte, prevê que cerca de mil pessoas passem a noite acampadas em frente ao condomínio, sem previsão de término do protesto. Segundo o manifestante, todos estão se ajudando, até mesmo levando alimento ao local.
Durante todo o dia haverá apresentação cultural na área em frente ao condomínio com apresentações musicais e teatrais. O local já possui sete banheiros químicos para os manifestantes e conta com a presença da Polícia Militar para evitar possíveis confusões.