Prepare o guarda-chuva, pois Mato Grosso do Sul está mais uma vez na rota das tempestades. Nesta segunda-feira (28), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um alerta de perigo potencial para grande parte do estado.
No alerta, o órgão meteorológico alerta para perigo com chuva prevista de até 50 mililitros e ventos de até 60 km/h. O alerta começou nesta manhã e segue até às 11 horas desta terça-feira (29).
Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, alerta o Inmet. As áreas abrangidas pelo aviso são as regiões leste, centro norte, sudoeste e pantanal de Mato Grosso do Sul.
Entre os municípios com risco de chuva intensa estão Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
O Instituto traz orientações sobre o que fazer diante de uma tempestade. Entre as principais recomendações está, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.