O fenômeno da chuva preta, que atingiu o Rio Grande do Sul durante a terça-feira (10), pode avançar para outros estados, incluindo Mato Grosso do Sul, nos próximos dias. A chuva caiu na região sul do país durante a frente fria que também deve avançar no país até o fim de semana.
Algumas cidades do estado gaúcho registraram água escura em baldes, poças e piscinas. As imagens viralizaram nas redes sociais ao longo da terça e chamou a atenção pelo feito, mas o fato é que a mudança na coloração da água é em virtude dos incêndios florestais e da fumaça persistente em boa parte do país.
Para o UOL, a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, a chuva preta ocorre quando a água "comum" da chuva que sai das nuvens leva com ela a fuligem que está na atmosfera. Esse fenômeno aconteceu dias atrás no Uruguai e por isso avançou para o lado brasileiro.
A expectativa, segundo o Climatempo, é que a chuva preta também pode ser registrada em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
As regiões ainda não foram atingidas pela frente fria porque um bloqueio atmosférico impede a passagem de nuvens. O bloqueio em questão seguirá até o fim da semana, quando a chuva deve ser registrada.