O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de perigo potencial e outro laranja de perigo para tempestade para grande parte de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (10). O aviso de perigo vale ao longo de todo o dia.
O primeiro alerta, de perigo potencial, é mais moderado e abrange toda a região central, leste e oeste do estado, desde Corumbá, passando por Jardim, Campo Grande e Bataguassu.
A previsão é de um volume de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou 50 mm por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios que serão afetados estão Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas
Já o alerta laranja é de aviso de perigo. Ele abrange toda a região norte do estado e a região do Bolsão. Para os municípios afetados, pode chover entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Estão dentro desta área os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul. Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
O órgão instrui que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.