O Governo vai ampliar em 2025 o número de escolas que oferecem tempo integral aos alunos do 6° ao 9° ano, na Rede Estadual de Ensino, em Mato Grosso do Sul. A confirmação foi feita pelo secretário de Educação do Estado, Hélio Queiroz Daher durante entrevista ao TopMídiaNews.
Nos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados nesta quarta-feira (14), os anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Mato Grosso do Sul alcançou 4,8 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o Estado em todas as etapas de ensino.
"O Ensino Médio chegou no patamar ideal, vamos agora atacar onde piorou, vamos ampliar escolas de ensino fundamental, anos finais, isso foi acordado essa semana com o governador durante planejamento de rede e já vale para matrículas de 2025", explica.
Segundo o secretário, a ideia não é tornar as escolas da rede estadual 100% integral exatamente para atender a necessidade de cada família. "No caso das escolas de ensino médio, parte delas fornecem tempo integral, pois boa parte dos alunos estudam em um período e trabalham no outro. Se universalizar 100% das escolas, tira a possibilidade daquele jovem estudar e trabalhar", detalha.
Já no caso do fundamental final, a ideia que já está sendo colocada em prática é aumentar o integral do 6° ao 9° anos e está nos planos futuros colocar as escolas iniciais do ensino fundamental 100% integral.
"Está no nosso projeto colocar 100% integral do 1° ao 5° ano.Nos dados internos da secretaria, índices de evasão, reprovação e abandono das escolas de tempo integral são sempre melhores do que das escolas parciais, a gente tem expectativa de que de fato as escolas integrais contribuíram para a melhora de resultados".