Aos 45 anos, Regiane Alves começa seu dia às 4h30 estacionando o trailer conhecido como Café da Regi no km 96 da MS-040, rodovia que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo. O ponto se tornou referência para motoristas que buscam café, refeição e acesso à internet — graças à antena Starlink instalada por Regiane diante da ausência de sinal na região.
Atenta à dificuldade de comunicação enfrentada por motoristas, Regiane transformou seu comércio em ponto de apoio essencial. "Antes, não havia conexão por aqui, o que dificultava muito a vida, principalmente dos caminhoneiros", relata.
Para ampliar o acesso, o Governo do Estado instalou, pela primeira vez, pontos de Wi-Fi gratuito em cinco trechos da MS-040 — nos km 59, 90, 121, 153 e 189 — utilizando tecnologia via satélite de baixa órbita e energia solar.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a conectividade nas estradas é fundamental. "A ausência de sinal compromete o acesso a serviços essenciais e informações em tempo real", explica.
Trabalhadores como o tratorista Clayson Mila Pereira e o caminhoneiro Luiz Ferreira destacam que a falta de internet impacta diretamente a segurança. “Se o carro quebrar, ficamos sem comunicação”, diz Clayson. Luiz lembra de um incidente em que aguardou horas por socorro após um pneu estourar, sem conseguir contato com a empresa.