Após um final de semana de calor intenso, as chuvas devem retornar em Mato Grosso do Sul, amenizando as temperaturas.
No entanto, apesar do alívio no calorão, conforme o Climatempo, os acumulados não serão suficientes para reverter o quadro de seca.
Modelos meteorológicos mostram que a frente fria começa a avançar ao longo da terça-feira (14), já provocando chuva em Mato Grosso do Sul, especialmente na região sul, onde a chuva pode vir forte e acompanhada de raios, trovoadas e rajadas de vento, segundo o Climatempo.
No início da manhã de hoje (12), garoa fina foi registrada em alguns bairros de Campo Grande.
A semana começa com registro de grande amplitude térmica em todas as áreas. As temperaturas podem registrar mínimas de 22°C a 27°C, enquanto as máximas podem ficar entre 35°C e 40°C.
Os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar bastante baixos hoje, com variação entre 40-10%, sendo os menores índices esperados para as regiões norte e leste as mais secas.
Alerta tempestade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade com perigo potencial de grau 1 para esta segunda-feira (13).
Segundo comunicado, 12 cidades de Mato Grosso do Sul devem ficar atentas, já que o risco é de chuvas com volume de até 50 milímetros e vento com rajada de até 60 km/h e até queda de granizo.
O alerta vale para Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Além disso, o Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, ninguém se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).