terça, 21 de janeiro de 2025

Busca

terça, 21 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

03/07/2021 11:17

Famílias do Bom Retiro realizam sonho da casa própria em MS

Desde 2018, 136 famílias estão construindo a própria casa com apoio do Estado

Dona de casa e mãe de três crianças, Rafaela de Souza Barbosa e mais 5 famílias conseguiram as chaves das novas moradias no bairro Bom Retiro.

As entregas foram feitas no último dia 30 de junho. “Agora é só alegria! Foram muitos anos de luta para a conquista do nosso cantinho, e graça a Deus esse momento se realizou”, disse ela. 

As famílias viviam na comunidade Cidade de Deus, agora estão instaladas no Bom Retiro. 

As moradias foram construídas com investimentos feitos pelos poderes Estadual e Municipal, e também do próprio trabalho que gera qualidade de vida para todos os moradores da casa.

Durante o período de um ano, os moradores passaram por capacitação oferecida pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), para poderem construir a própria moradia. 

No mesmo período, cada participante recebeu um salário mínimo e cesta básica da Prefeitura.

Além das seis famílias que começam a morar na nova casa, outras 113 famílias já receberam as chaves de suas moradias entre 2019 e 2020. 

Agora, o Programa de Substituição de Moradia Precária realizado no bairro pretende finalizar no segundo semestre deste ano outras 17 unidades, cumprindo com o contrato assinado há quatro anos.

Rafaela de Souza Barbosa lembrou em entrevista as dificuldades que a família dela e os outros moradores passavam na Cidade de Deus. “Quando morávamos na favela nós enfrentávamos as tempestades e o frio. E eu e meu marido sempre fazendo o máximo para proteger nossos filhos, tentando aquecê-los da melhor forma. Esse momento aqui agora traz aconchego e realização”, disse ela muito agradecida.

“Dentro da missão da Agehab está dar à dignidade a essas famílias mais carentes, dando condições para as mesmas realizarem o sonho da casa própria, logo este é um dos objetivos da existência da autarquia neste Estado”, falou Ubiratan Rebouças, coordenador especial de planejamento, que representou a diretora-presidente Maria do Carmo Avesani Lopez. 

O Estado investiu um total de R$ 1.276.430,00, valor utilizado para a compra dos materiais de construção. Já a contrapartida do município é de mais de R$ 70.000,00. 

Também participaram da entrega das chaves, o prefeito da capital Marquinhos Trad e a diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), Maria Helena Bughi. O ato respeitou os protocolos de biossegurança para combater a pandemia de Covid-19.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias