Em funcionamento desde o dia 12 de maio, em Campo Grande, a modalidade Uber Moto ainda não caiu na graça dos campo-grandenses. O questionamento sobre a quantidade de motoristas cadastrados até o momento foi enviado à empresa, que informou que não tem dados regionais sobre o cadastramento. O balanço é divulgado a cada três meses.
A nova modalidade começou a operar em Aracaju em novembro de 2020, e agora está expandindo, como exemplo da Cidade Morena.
A bióloga Taynara Bogado Arguelho, 24 anos, costuma usar a plataforma, mas ainda não tinha notado a novidade. Quando soube, respondeu prontamente que só usaria caso não tivesse covid-19. “Usaria se não estivéssemos em pandemia, mas também não usaria o capacete deles”.
Além disso, ao ponderar sobre a quantidade de itens que carrega, ela observa que ainda prefere o conforto do carro. “Se for analisar pelo risco, eu prefiro carro, até porque eu carrego muita coisa, não seria confortável viajar de motor com muito peso nas costas”, explica.
Já o auxiliar administrativo Gabriel Medina Gonçalves, 25 anos, acha bacana a iniciativa e, apesar de ainda não ter usado, seria uma boa ideia em um momento de apuro.
“Acho legal. Eu usaria, apesar da diferença ser pequena, também teria que usar o capacete deles, pois na maioria das vezes que peço um Uber é de última hora, sem planejamento. Então, não irei andar com capacete para cima e para baixo sem estar de moto”, reforça.
Já a estudante Jéssica Silva, 24 anos, pensa igual à bióloga Taynara. Para ela, não vale o risco. “A gente acaba se colocando em risco por causa de 2, 3 reais, prefiro me organizar e ir de carro mesmo”, finaliza.
Segurança da modalidade
Segundo a empresa, as viagens de Uber Moto contarão com uma série de recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber nas demais modalidades, como um seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros.
Assim como os entregadores parceiros do Uber Eats, condutores do Uber Moto receberão conteúdo educacional sobre segurança viária, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito. Todos os parceiros da Uber também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma selfie adicional verifica o uso de máscara.
A Uber também contratou um especialista para validar um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto.
O trabalho foi realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.
Entre as recomendações que serão informadas aos usuários e parceiro estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas - que podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber.