Do dia 1º de janeiro até o dia 31 de maio, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) de Mato Grosso do Sul realizou 14.418 atendimentos. Deste total, pouco mais de 17% são pedidos de orientação, os outros são reclamação.
Empresa de fornecimento de energia elétrica lidera o ranking de reclamações, seguida pela de abastecimento de água e esgoto. As de telefonia também são frequentes neste ranking.
Os dados do Procon apontam que a distribuidora de energia elétrica do estado, Energisa, liderou a lista de reclamações do início do ano até agora, com 1392 reclamações. Em seguida, aparece a Águas Guariroba, com 706.
As empresas de telefonia, Claro, Vivo e Tim também são “campeãs” das reclamações no Estado. No primeiro caso, foram 426 do início do ano até agora. No segundo, 407 ao todo e a terceira operadora foi alvo de 317 queixas.
Clientes também se demonstraram insatisfação em relação aos serviços oferecidos pelos bancos, especialmente Bradesco, Caixa Econômica Federal e BMG, com 359, 241 e 235 reclamações, respectivamente. Outras 264 reclamações foram feitas contra a rede de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia.
ORIENTAÇÃO
Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. O Procon (MS) funciona de segunda a sexta-feira das 07h até às 18h30.