O coronavírus vitimou ao menos mais 16 pessoas nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul e elevou o total de óbitos para 2.245. O número foi apresentado nesta segunda-feira (28), no boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Com o fechamento da semana epidemiológica, a média móvel fechou com 24 mortes a cada dia da semana. Segundo o secretário Geral Resende, o estado continua figurando no mapa vermelho e o número de mortes segue em ascendência.
O boletim apresentou 223 novos casos confirmados da doença, chegando a 129.484 no total. Porém, o número é bem distante da realidade por conta do final de semana, já que as secretarias municipais trabalham em regime de plantão e diminuem os números de notificações. A média móvel de casos, após o fechamento da semana, aponta 1.042 novos casos por dia.
Geraldo ainda explicou que a taxa de contágio decaiu alguns centésimos em Mato Grosso do Sul, de 1,13 para 1,12. A explicação é por conta do feriado de Natal, que as pessoas ficaram mais reclusas com suas famílias e evitaram sair, porém, o secretário mostrou preocupação com a próxima data festiva.
"Quando temos um grau de isolamento maior, nós temos uma taxa que diminui o contágio. A nossa grande preocupação é a virada de ano, as grandes aglomerações podem acontecer", ressalta.
Campo Grande é quem registro o maior número de óbitos na virada do dia: 8 no total, chegando a 1.020 óbitos. Registraram mortes as cidades de Bataguassu, Coronel Sapucaia, Corumbá, Douradina, Eldorado, Juti, Maracaju e Miranda com um óbito cada.