O prefeito de Coxim, Edilson Magro, foi alvo de mais uma polêmica na cidade. Isso porque ele investiu R$ 92.760,00 do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado para realizar o 1º Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras, mas o primeiro dia não teve público.
A denúncia sobre o fiasco do evento que acontece até 26 de setembro, na Praça da antiga Concha acústica de Coxim, foi divulgada pelo site Integração MS.
O jornalista Edson Brandão afirmou que as pessoas da cidade não sabem do que se trata o evento. "A Prefeitura de Coxim está pegando carona no evento. Não se sabe se existe alguma contrapartida. O prefeito Magro e o presidente da Câmara estiveram presentes na abertura do evento que foi um verdadeiro fiasco. Não havia público como se pode ver em vídeos e fotos divulgados pelas autoridades".
Ele afirma ainda que existem muitas dúvidas sobre o que será feito neste período. "As pessoas estão sem saber do que se trata. Não sabe se terá uma cavalgada, se virão comitivas de Corumbá ou Aquidauana. Se terá show musicais. Se haverá comida típica vendida ou distribuída de graça".
A publicação também diz haver comida sendo distribuída de graça, mas só para autoridades e que não houve divulgação do evento.
Conforme a Prefeitura de Coxim, o projeto, proposto pelo artesão Júlio Norberto Gomes, mais conhecido como Júlio Pipoca, da Comitiva dos Amigos, foi elaborado pelo turismólogo Ariel Albrecht. "O projeto prevê a realização de um encontro folclórico de cozinhas de comitivas pantaneiras no município de Coxim, com programação de atividades artísticas e culturais para a família, desde o preparo e a distribuição de milhares de refeições típicas pantaneiras e performance de música dança, poesia e teatro, sempre alusivas à temática da cultura pantaneira em Coxim e região".
O espaço está aberto caso a Prefeitura de Coxim queira se manifestar a respeito.