Mato Grosso do Sul pode viver dois extremos na próxima semana. A meteorologia emplaca com a possibilidade das chuvas retornarem neste final de agosto e início de setembro, período onde justamente onde a frente fria deve estacionar nas principais regiões, como no sul do estado.
Como alertado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as precipitações devem acontecer em grande volume no fim do mês. O estado sul-mato-grossense pode ter chuvas de 40 a 125 milímetros no decorrer dos dias, entre 27 de agosto e 4 de setembro.
Os maiores números ficarão com a parte do centro-norte, que pode registrar de 50 até 80 milímetros de chuva e o norte das regiões pantaneiras, centro-norte e o leste que podem receber de 90 a 125 milímetros de chuva, capazes de amenizar o extremo calor e acalmar os incêndios florestais.
Assim, o caminho fica facilitado para a frente fria - aguardada ainda para este mês - derrubar as temperaturas de maneira intensa, com possibilidades de mínimas de até 5°C em algumas cidades do sul.
Essa frente fria que pode vir no final de agosto é referente aquela previsão inicial do mês que trouxe a possibilidade de duas ondas de frio passarem pelo mês. No percurso dos dias, uma pequena mudança climática aconteceu, mas depois a onda de calor passou a ser evidente.
A previsão é feita pelo sistema Meteored que aponta possíveis pancadas de chuvas ao longo da próxima semana principalmente para a região sul do estado, entre Ponta Porã, Dourados, Amambai, Navirai, Porto Murtinho e Bela Vista.
Campo Grande não deve escapar dessa frente fria, como aconteceu numa outra oportunidade. Dessa vez, a capital sul-mato-grossense deve registrar mínimas de 10°C no sábado da próxima semana, mas ainda permanecerá com temperaturas amenas ao longo dos dias.