A meteorologia prevê que o tempo para os próximos dias deve ficar instável em Mato Grosso do Sul. Com alerta de chuva intensa e risco de temporais, o feriado prolongado promete ser de 'cair o mundo' em algumas regiões e a presença de rajadas de vento.
A passagem de perturbações na atmosfera, aliado ao fluxo de umidade com ao jato de baixo níveis provoca essa mudança constante no tempo. Existe ainda, conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a possibilidade de queda de granizo nas regiões sul.
Para este fim de semana, é a alta a chance de pancadas de chuva em níveis moderados a forte nas áreas sudeste, central e leste, além de uma porção sul da região pantaneira.
Mesmo com a presença das chuvas, as temperaturas máximas não devem baixar consideravelmente nos próximos dias. Na região norte, por exemplo, antes da queda do aguaceiro, os termômetros podem registrar até 40°C.
Para este sábado (9), o primeiro alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para risco alto de chuvas intensas em 22 cidades do estado, presentes no centro-sul, centro-norte e leste.
Porém, um segundo alerta - este mais rigoroso pelo perigo de tempestade, engloba pelo menos 31 cidades do estado sul-mato-grossense e seguirá válido até o domingo (10). Nesse boletim, o Inmet aponta para chuva de 100 milímetros ao dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
As áreas que podem ser afetadas são o sudoeste, leste e áreas pantaneiras do estado.
Em Campo Grande, as temperaturas devem se manter elevadas, mas chove nos próximos cinco dias. O sábado (9), amanhece com solzinho, com temperatura máxima de 30°C. Chove durante a tarde, mas o calor permanece na Capital.
Domingo segue o mesmo ritmo, com pancadas de chuvas isoladas e os termômetros atingem 29°C durante a tarde.