A tão esperada chuva chegou neste fim de semana em Mato grosso do Sul, pondo fim a um longo período de estiagem, tempo seco e altas temperaturas. O alívio, no entanto, dura pouco, com o clima de deserto retornando ainda nesta quarta-feira (18).
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), depois de um amanhecer mais fresco, os termômetros vão subindo durante a manhã e a tarde desta segunda-feira (16) e de amanhã (17). Neste período, pancadas de chuvas podem ocorrer principalmente nas regiões Central e Leste com avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica.
Estão previstas temperaturas entre 14°C e 26°C para as regiões Sul, Sudeste e Leste do Estado. No Pantanal e no Sudoeste espera-se que os termômetros registrem entre 17°C e 31°C.
Em Paranaíba e região mínima de 18°C e máxima 36°C, assim como no Norte. Para Campo Grande a meteorologia indica temperaturas entre 17°C e 31°C. Pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km por hora.
No entanto, a partir de quarta, um cenário bem conhecido de quem vive no Estado volta a acontecer. Com o aumento gradativo nas temperaturas ao longo da semana, os próximos dias devem ser marcados por mais calor em Mato Grosso do Sul. A meteorologia indica tempo firme, mas com variação de nebulosidade.
Para quarta-feira e quinta-feira (19) há previsão de tempo mais firme com sol e variação de nebulosidade. Devem ser registradas temperaturas acima da média podendo atingir de 37°C a 41°C com umidade relativa do ar entre 10% e 30%.
Em Dourados e região, os termômetros vão de 17°C a 36°C, assim como o Sudeste o Leste do Estado. No Pantanal e no Sudoeste devem ficar entre 24°C e 40°C.
Nas regiões do Bolsão e Norte são esperadas mínimas entre 19°C e 25°C e máximas entre 36°C e 41°C. Em Campo Grande a temperatura varia de 21°C a 37ºC.
Lembrando que com elevação gradativa ao longo da semana, as temperaturas podem chegar a 41°C principalmente em Coxim e região, Norte, Bolsão, Sudoeste e no Pantanal.
A umidade relativa do ar será mais uma vez marcada por níveis baixíssimos, entre 10% e 30%, colocando em risco a saúde das pessoas, por isso uma das recomendações é beber bastante água e umidificar os ambientes.