Campo Grande deixou a bandeira cinza e volta a figurar na bandeira vermelha do relatório do Prosseguir, anunciado nesta quarta-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Dessa forma, a mudança de faixa possibilita flexibilizar o horário do toque de recolher, que passa a iniciar às 21h.
O decreto com o novo horário do toque de recolher ainda deve ser publicado pelo Governo do Estado.
Depois de figurar algumas semanas no grau extremo, a capital sul-mato-grossense conseguiu controlar o número de casos que explodiu nas últimas semanas. Assim como Campo Grande, outros 57 municípios estão faixa de grau alto de contágio do covid-19.
Outros 20 municípios estão na faixa laranja, o que representa um grau médio da covid-19 e mostra que as cidades adotem medidas restritivas, mas possibilitando maior flexibilidade nos comércio essenciais e não essenciais.
O relatório do programa apontou que apenas uma cidade está na bandeira amarela, considerada de risco leve de contágio da doença: Nioaque. Ela é quem apresenta melhores índices no programa e flexibiliza ainda mais seu toque de recolher.
As bandeiras Verde, Amarela e Laranja são as mais flexíveis. Cidades com essa classificação podem adotar toque de recolher a partir das 22h. Bandeira Vermelha às 21h e a Cinza, às 20h.