A frente fria promete ser mais intensa durante a noite e na madrugada desta quarta-feira (18), onde há chances de Campo Grande registrar a menor temperatura do ano, ficando abaixo dos 5°C, sem contar que também existe possibilidade de gear não apenas na região sul, mas como na capital sul-mato-grossense.
A forte massa de ar polar, que acompanhou a frente fria, foi a responsável por espalhar um ar gelado sobre o Sul do Brasil, mas também levando esse frio para os estados vizinhos como São Paulo e Mato Grosso.
Nesta terça-feira (17), Campo Grande havia quebrado o recorde e registrado a menor temperatura do ano: 7,6°C, de acordo com dados do meteorologista Natalio Abraão. O menor registro feito até então havia sido os 11,5°C registrados no início do mês.
Porém, esse número deve ser superado, pois há risco de geada para a cidade e consequentemente, as temperaturas poderão ficar ainda mais baixas, na casa dos 4°C, por exemplo. A meteorologia acredita que a sensação térmica, que chegou a 2°C na capital, possa fica abaixo dos 0°C em algum momento da madrugada.
A geada, que teve início em Rio Brilhante nessa madrugada, deve ser vista em outras cidades da região sul do estado, como Dourados, Ponta Porã, Amambai. Existe também a expectativa de que as temperaturas possam ficar negativas nessa área do estado, causando ainda mais riscos à saúde.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por exemplo, emitiu um alerta sobre a onda de frio e Mato Grosso do Sul está inserido totalmente no comunicado, classificado como 'perigoso', trazendo riscos a saúde.
Por isso, é preciso que os moradores se preparem pois as temperaturas devem cair ainda mais. Não há previsão de chuva para o Estado, que permanecerá com o tempo frio e seco.