Durante o retorno escolado dos alunos da REME (Rede Municipal de Ensino), de Campo Grande, a secretária municipal de educação, Elza Fernandes destacou que viu um brilho nos olhos das crianças.
O retorno das atividades presenciais aconteceu nesta segunda-feira (26), após um ano e quatro meses de ensino remoto, seguido para amenizar os efeitos da pandemia da covid-19 na Capital.
Na escola municipal Professora Oliva Enciso, na Rua Álvaro Silveira, no Bairro Tiradentes, onde 50% dos alunos retornaram para as aulas presenciais, equipes da Guarda Civil Metropolitana também acompanharam o retorno.
Elza destacou que hoje é um dia histórico. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) se organizou da melhor maneira possível para que isso acontecesse de forma tranquila, sem oferecer riscos aos servidores e alunos.
“Fizemos todo planejamento, publicamos decreto... As escolas organizadas, formação dos servidores administrativos com uma semana de preparo. Esse retorno vem é positivo. Em todas as unidades foram cumpridos os protocolos de biossegurança”, pontuou.
Atualmente, a Reme conta com 109 mil alunos, nas 202 unidades, sendo 5 em tempo integral.
Também na escola, o secretário municipal de segurança e defesa social, Valério Azambuja pontuou que a ‘Operação volta as Aulas’, realizada pela Guarda, visa manter os alunos, servidores e pais em segurança.
Conforme Azambuja, rondas serão realizadas nas entradas das escolas, nos terminais diariamente. Segundo ele, o trânsito também será observado nos horários de pico.