Organizações da sociedade civil promovem o treinamento de brigadas comunitárias a fim de ajudar no combate às queimadas na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.
Conforme o Ecoa, que mantém convênio com o Prevfogo do Ibama, os cursos acontecem no Assentamento 72, em Ladário, Aldeia Brejão, Nioaque, APAIM (Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda), de Miranda e na região da Serra do Amolar, na comunidade da Barra do São Lourenço. As formações ocorrem entre a última semana de agosto e a primeira semana de setembro.
Por meio do trabalho de educação e formação dos brigadistas, o objetivo é que se mantenha esses grupos a todo momento nessas localidades afetadas pelos incêndios, além de manter a conservação desses territórios.
A instrução dos voluntários segue protocolos de segurança por causa da pandemia da Covid-19. Todos os participantes fizeram uso de máscaras e mantiveram, durante as aulas teóricas, o distanciamento recomendado. Os equipamentos das brigadas foram doados pelo Observatorio Pantanal e WWF-Brasil e o curso viabilizado pela Ecoa, através do Projeto transfronteiriço ECCOS, que tem apoio da União Europeia.