O atendimento a pacientes que estão fazendo tratamento nos leitos destinados para a covid-19, voltou a ficar no limite e flertando com a superlotação, no início deste sábado (17), em Mato Grosso do Sul. Os dados foram atualizados pelo portal Mais Saúde.
Na atualização consta que o estado está atendendo com 100% dos leitos ocupados, sem espaço para atender novos pacientes. Ou seja, dos 575 disponibilizados, todos estão ocupados e precisam aguardar novas altas para poder atender quem está na lista de espera.
A macrorregião de Campo Grande, por exemplo, opera com mais de 102% e enfrenta uma superlotação no sistema de saúde, que vem sendo consumada ao longo das últimas semanas, tendo dificuldade para diminuir o índice.
Neste sábado, Corumbá reduziu consideravelmente sua taxa de ocupação. O que antes flertava com o limite, agora está operando com 76,4% dos leitos ocupados.
Já Dourados e Três Lagoas vivem situações semelhantes. Nas duas regiões, as taxas de ocupação ficaram em 98% e enfrentam dificuldades de liberar novas vagas e atender pacientes.
O maior pico de ocupação registrado neste sábado, até então, foi de 104% nas primeiras horas da manhã.