Crianças a partir de seis anos já podem ser vacinadas com o imunizante Coronavac, em Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios já podem iniciar a vacinação nessa faixa etária, que abrange adolescentes até 17 anos, a partir deste sábado (22).
A autorização veio do Ministério da Saúde, nesta semana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já havia autorizado o uso pediátrico da Coronavac, na quinta-feira (2).
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, celebrou a medida e destacou que o uso de mais uma marca de imunizante é mais um instrumento no combate ao novo coronavírus.
Cuidados
Segundo a divulgação de SES, a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, destaca que, por precaução, a Coronavac não deve ser aplicada junto de outras vacinas do calendário infantil. Neste caso, é preciso um intervalo de 15 dias para receber outra vacinação.
“A vacina não pode ser aplicada em crianças imunocomprometidas. Nós orientamos aos profissionais de saúde que, antes da aplicação, mostrem a seringa a ser utilizada e o volume a ser aplicado, aos pais e responsáveis, como medida de segurança.
Ainda segundo a gestora Larissa, a vacinação com a Coronavac em crianças a partir de seis anos será em duas doses, com no intervalo entre 28 dias.
Pfizer
Há uma semana, MS começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos com a vacina pediátrica da Pfizer. O Estado recebeu 36.600 doses para vacinar 301.026 membros dessa faixa etária.
Até o momento, diz a SES, foram vacinadas 16.269 crianças de 5 a 11 anos, com Pfizer.