Moradores do Condomínio Sitiocas, localizada no Bairro Rouxinóis, em Campo Grande, denunciam descaso da imobiliária Monte Líbano, contratada pela Caixa Econômica Federal para administrar o residencial. Devido às fortes chuvas que caíram semanas atrás, residências do local foram alagadas por enchentes, devido a falta de tubulação para escoamento das águas pluviais.
Glacielle Vasconcelos Dutra, membro da comissão de moradores criada para resolver o problema junto à imobiliária, informou que os moradores de uma das unidades do condomínio precisaram abrir uma passagem no muro que divide as unidades para que a água pudesse escoar. Eles também enfrentavam o mesmo problema, que acabou se instalando de vez no Sitiocas II.
"A imobiliária veio e modificou a abertura, colocou uma grade e, desde então, nós estamos com esse problema de enchente, com água invadindo as residências. Nós avisamos a imobiliária e até agora não tivemos respaldo, ligamos lá e eles alegam que não sabem de nada, mesmo quando quase todo mundo ligou informando o caso e mandando e-mails", comenta.
Pelas imagens encaminhadas ao Portal é possível ver que o condomínio se transformou em um verdadeiro rio, inundado pelas águas da chuva. O caso, inclusive, já foi denunciado pelas redes sociais.
Veja o Vídeo:
Outros problemas
Além disso, Glacielle ainda revela que há outros problemas com a imobiliária. "Nós precisamos de manutenção no condomínio. Por exemplo, o portão de entrada sempre apresenta problemas, fora outras manutenções que precisam de melhorias".
Outros moradores relataram ao Portal que tiveram os serviços essenciais cortados, como água e luz, e precisaram fazer uma espécie de 'vaquinha' para terem os serviços de volta. Isto, considerando que todo mês é cobrado R$ 105 como taxa do condomínio.
A falta de acesso a contabilidade do condomínio é outro problema. "Nós não conseguimos ter acesso aos dados bancários do nosso condomínio. Após muita insistência, eles mandaram os dados de dezembro até maio deste ano, mas sempre faltando informações".
E ainda explicou que os moradores já tiveram problema com outra imobiliária. "O nosso dinheiro sumiu", relata Glacielle, que há muita dificuldade em o problema com a Caixa Econômica Federal, "nós não conseguimos denunciar esse descaso, lá é só por telefone ou via Ouvidoria. A única forma é com ação judicial".
Reunião
Os moradores informaram que após manifestarem a ideia de denunciar o caso, a imobiliária, por meio da responsável do condomínio, respondeu a um e-mail, encaminhado há meses, para conversar com os moradores. "Agendaram uma reunião para o dia 29, e alegaram que tiveram um problema no e-mail, mas a responsável me disse que viu o e-mail quando liguei pra ela", afirmou outra moradora que não quis se identificar.
A imobiliária
A reportagem procurou a Imobiliária Monte Líbano, por meio de telefone, em duas tentativas. Contudo, a equipe não conseguiu falar com a responsável identificada pelos moradores como Simone, que seria a responsável por administrar os imóveis.
Na segunda tentativa, fomos atendidos por um funcionário identificado apenas por Aiton, que afirmou não haver problemas no local e não saberia do que se tratava o assunto, nem qual seria o problema no condomínio.
Ao ser questionado sobre as ligações e e-mails encaminhados para a imobiliária, o funcionário apenas informou que "as portas da imobiliária estão abertas, das 8 às 18 horas" e que não poderia mais falar sobre o assunto.