O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta para o perigo de uma onda de frio que promete começar a partir da noite desta segunda-feira (28) em todo o Mato Grosso do Sul. Com isso, a promessa é uma madrugada extremamente fria com chance de geada e risco de termômetros registrarem 0°C em algumas cidades, algo como via há tempos.
Assim, a cidade que mais será castigada nesta terça-feira (29) por esse início de inverno rigoroso será Ponta Porã. O município que fica no sul do estado e faz fronteira com o Paraguai terá a madrugada mais fria do ano e pode registrar recorde mínima de temperatura.
Campo Grande não fica longe disso, muito pelo contrário. A tendência é que a capital sul-mato-grossense fique com temperaturas mínimas na casa dos 4°C nesta madrugada e a princípio a sensação térmica tornará o frio mais intenso por conta dos ventos e da nova possibilidade de chuva.
Outras cidades do sul também prometem registrar as noites mais frias da região, como é o caso de Amambai, Mundo Novo, Naviraí e Bela Vista. A temperatura deve beirar os 1°C ou até 2°C, e as máximas não devem subir muito e ficar na casa dos 13°C.
Há ainda a possibilidade de chuva cair na madrugada em algumas localidades. O Inmet afirma que essa queda extrema de temperatura pode causar riscos à saúde e recomenda que os agasalhos sejam reforçados, assim como a Defesa Civil.
A massa de ar polar intensa que se formou na Argentina e percorreu o Sul do país no fim de semana, avançou com extrema rapidez e deve chegar até o Norte do Brasil com a chamada friagem e bastante queda na temperatura.