As aulas dos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) retornam de forma presencial em 14 de fevereiro, mas por conta do aumento de casos de covid-19 e H3N2 em Mato Grosso do Sul, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) organizou três protocolos de ação.
Segundo a secretária de Educação, Elza Fernandes, Campo Grande está preparada para lidar com as situações mais adversas. O protocolo 1 diz respeito ao plano atual que é de volta 100% das aulas presenciais, o protocolo 2 é o plano que refere o escalonamento de turmas e aulas remotas, já o protocolo 3 é para situação mais extrema e com aulas 100% remotas.
“Temos um planejamento para retorno das aulas presenciais em 14 de fevereiro, mas isso vai depender também de como o Estado vai estar diante da pandemia. E o que a saúde vai nos orientar. Estamos acreditando que vamos dar início 100% presencial”, diz a secretária que enfatizou o preparo das escolas para receber os alunos.
“Estamos realizando capina, limpeza dos pátios. Estamos com parcerias com Agetran que realiza a marcação das vias, com a Sisep que ajuda nessa limpeza e com a Guarda Municipal, que protege a entrada e as saídas dos alunos nas primeiras semanas de aulas.”
Segundo Elza, os kits escolares e uniformes chegam nas próximas semanas.
Vacina em alunos
Ela enfatiza que Semed não pode exigir comprovante de vacinação dos pais, pois os responsáveis têm autonomia se vão vacinar o filho, ou não.
“Estamos orientando aos pais que levem as crianças para serem vacinadas. Nas próximas semanas estamos organizando em parceria com a Sesau a vacinação em escolas. Já estamos com o ônibus da vacina itinerante e fizemos o planejamento de uma escola por região da Capital para ser polo de vacinação. Com isso, teremos oito escolas e mais uma na Moreninha para que os pais tenham essa facilidade de levar os filhos para vacinar”, disse.