Vídeo em que uma empregada doméstica se arrisca para limpar vidros da janela de um apartamento do condomínio de luxo Jardim dos Jatobás, em Campo Grande, foi enviado ao Repórter Top.
O internauta, que não quis se identificar, gravou o vídeo, e apesar de as imagens não terem ficado nítidas, é possível perceber que a mulher fica pendurada, sem qualquer equipamento de proteção individual.
O risco de queda é grande, mas muitas empregadas da cidade passam diariamente por esse tipo de situação. “Elas [patroas] mandam e a gente obedece pra não perder o emprego. Eu mesma, uma vez caí da escada porque mandaram limpar o lustre. Fiquei com as costas doendo uma semana, e o máximo que a patroa fez foi me dar um analgésico”, diz Sandra Ribeiro, de 45 anos.
Outra a reclamar de humilhações é uma empregada de 42 anos, que não quis se identificar. “Eu tenho que lavar as cadeiras brancas de ferro, que ficam na sacada, com escova de dentes. Toda vez que eu lavava com escova normal, ela ficava cuidando. Depois que eu terminava, mesmo estando limpo, ela dizia que era pra fazer com a escovinha porque tira melhor a sujeira das curvas das cadeiras. E o pior é na hora do almoço, quando eu sirvo duas vezes, ela diz que estou comendo demais e preciso me cuidar para não engordar”, contou a mulher, que trabalha em um dos condomínios do Parque dos Poderes.
São centenas de histórias que indignam e nos fazem questionar uma série de situações. E você, acha certo o empregado correr risco para não perder o emprego? Ou mesmo ser humilhado na hora da refeição?
Veja o vídeo: