Nesta quarta-feira (18), servidores públicos federais e demais trabalhadores protestaram contra a reforma administrativa em frente à reitoria da UFMS (Universidade Federal de MS) e contra o governo de Jair Bolsonaro. O manifesto é de cunho nacional e acontece nas principais capitais do país.
Segundo o organizador, Adilson Nascimento, o pedido é para que a PEC 32/2020 (Proposta de Emenda à Constituição), que visa uma grande reforma administrativa, prometida pelo ministro da Economia Paulo Guedes, não passe no Congresso Nacional.
"Na nossa avaliação, este governo só trabalha em prol de grandes interesses e de banqueiros. Nós trabalhadores precisamos que não haja esse mais este retrocesso e queremos pressionar nossos parlamentares para que não sejam a favor dessa PEC."
A proposta reduz os direitos dos servidores e, entre outras coisas, muda regras de estabilidade para apenas algumas categorias, não atingindo o grande escalão e salários exorbitantes na classe pública.
Além disso, os manifestantes indicaram a má gestão do governo federal na crise provocada pela pandemia e no setor da educação.
O protesto é uma reedição dos atos ocorridos em 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho, mas dessa vez tendo como pauta principal a PEC 32. Os manifestantes fizeram caminhada ao entorno da UFMS após a concentração.
Veja o vídeo: