Leitora do TopMídiaNews flagrou conveniências abertas, sendo uma com fila de clientes, nesta semana de minilockdown, no bairro Tijuca, em Campo Grande. Este foi o primeiro dia de antecipação de feriados, que obriga grande parte do comércio a fechar as portas.
Conforme as imagens, em um dos estabelecimentos há fila de clientes. Vale destacar que, com a republicação do decreto municipal, as lojas de conveniência até podem funcionar, desde que seja para delivery (entrega em casa).
No vídeo, uma das conveniências tem ao menos quatro pessoas na fila. Em outro ponto do bairro, uma academia de artes marciais está com as portas abertas e três pessoas sentadas na frente.
Sete dias
Do dia 22 a 28, ou seja, sete dias, os serviços classificados como não essenciais deverão ficar fechados. Entre as atividades classificadas como essenciais, estão postos de gasolina, supermercados, drogarias, restaurantes (desde que seja delivery), hotéis e igrejas.
Covid
Campo Grande está classificada como bandeira cinza, que significa alta incidência da covid-19. Há fila de espera por leitos de UTIs e os hospitais, rede pública e privada, trabalham no limite da capacidade.
Outro objetivo do feriado antecipado, segundo o prefeito Marquinhos Trad, PSD, é fazer com que a menor circulação de pessoas reduza ocorrências de tiros, brigas e acidentes de trânsito. Assim, a ocupação de leitos de UTI por essas situações deve cair e liberar espaço para doentes da covid.