Vereador Clodoilson Pires, do Podemos, em Campo Grande, criticou a Energisa MS, por corte de luz durante a pandemia da covid e por protestar clientes com débito no cartório.
O parlamentar diz ter recebido denúncias de práticas abusivas ao consumidor, por parte da concessionária,
Pires apresentou informações na sessão desta terça-feira (30), na Câmara Municipal.
“É uma vergonha... o consumidor, muitas vezes, não paga a conta de luz, porque estamos saindo de uma pandemia, onde muita gente ficou desempregada. Corte e protesto não dá’’, protestou Clodoilson.
O vereador reflete que o consumidor já não tem dinheiro para pagar a fatura e ainda tem de arcar com custos do protesto no cartório.
‘’É uma vergonha isso aí. Pode contar comigo. Precisamos combater todo tipo de injustiça que acontece na nossa cidade’’, garantiu o vereador.
Resposta
Para a concessionária, ações que visam combater corte no fornecimento ou negativação de devedores, podem causar aumento da inadimplência e causar desequilíbrio financeiro da empresa.
Como consequência, pode até provocar em risco o próprio fornecimento de energia e até reajuste tarifário extra.
‘’A título de comparação, a prestação do fornecimento de energia elétrica se assemelha a natureza do condomínio residencial, se as perdas ou inadimplência crescem, prejudica a todos os condôminos’’, diz trecho da nota da Energisa.
A empresa destacou ainda que a criação de uma lei que impeça corte e protesto de devedores da empresa, pode acarretar em aumento da tarifa.