Unidades de Pronto Atendimento de Campo Grande, as UPAs, não registraram nenhum paciente intubado em razão da covid-19, nesta sexta-feira (25).
Conforme a Prefeitura de Campo Grande, nas últimas semanas, havia uma média de 5 a 10 pacientes internados em situação crítica, à espera de leito hospitalar. A boa notícia é que esse número é bem menor que no mês anterior, onde essas unidades chegaram a registrar 30 pacientes.
Ainda segundo a prefeitura, a redução de pacientes graves de covid em UPAs reflete trabalho de estruturação na rede hospitalar, com remanejamento e abertura de mais leitos clínicos e de UTI para atender os pacientes.
Nesta semana, segue o executivo, mais 10 leitos de UTI foram abertos no hospital El Kadri.
‘’Desde o início da pandemia, março de 2020, o município aumentou em 213% a quantidade de leitos de UTI, passando de 116 para os atuais 364 leitos de terapia intensiva contratualizados na rede pública, filantrópica e particular’’, destaca a Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, as UPAs foram reestruturadas e contam agora com atendimento multidisciplinar, que agrega enfermeiros, médicos, técnicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas.
‘’Houve investimento por parte do município em equipamentos, insumos, medicamentos e materiais para dar suporte ncessário a pacientes mais graves. No início do mês, 12 pacientes que estavam em situação crítica tiveram alta após serem tratados nas unidades’’, completa a Sesau.