O que era para ser apenas uma viagem de transporte do amado Duke, se transformou em um pesadelo para a família da estudante de odontologia Erica Castro, de 25 anos. A família, que morava em Manaus-AM, se mudou para Campo Grande e, junto com ela, trouxe o amado Duke, que fazia parte da família há 8 anos e acabou morrendo durante a viagem, feito por uma empresa especializada em transporte de animais.
A história foi compartilhada por Erica nas redes sociais, que, revoltada pelo ocorrido, denunciou a empresa Mobily Pet que estava responsável pelo transporte de Duke até a Capital Morena.
Erica conta, em uma publicação, que ela e a família depositaram a confiança deles na empresa, que se dizia especializada nesse tipo de transporte e no cuidado com os animais, mas a única coisa que tiveram foi decepção e a dor de ter perdido Duke, que era um membro da família.
"Duke embarcou pela Mobily Pet na terça-feira, por volta das 23:30, rumo a Campo Grande-MS. Confiamos que cuidariam dele, que o alimentariam e o levariam para passeios durante a viagem. Mas isso não aconteceu. Ele passou de terça até sexta sem sair da caixa para fazer suas necessidades, comer, ou se movimentar."
Erica cobra pela responsabilidade da empresa em negligenciar o cuidado com Duke e por terem deixando ele morrer, de forma tão cruel. Uma as alegações da empresa por não o alimentarem e não deixarem ele sair da caixa de transporte, de acordo com a jovem, foi o fato do cão ser agressivo, o que ão deveria ser um problema para a empresa, já que a mesma se diz especialista no transporte de animais.
"A empresa alegava que ele era agressivo, mas como uma empresa de ANIMAIS não está preparada para lidar com essa situação? Não tinham equipamentos de proteção nem nada. Tudo era novo para o Duke, claro que ele poderia estranhar, mas existem várias formas de evitar o sofrimento de um animal."
O animal saiu de Manaus na noite do dia 06 de novembro e morreu dois duas depois. Erica lamenta que nem ela e nem os pais sequer puderam se despedir de Duke. Além disso, a morte do animal foi informada por meio do motorista que fez o transporte, que filmou o animal sem vida em meio a algumas folhas.
"O mais triste é saber que ele estaria com a gente agora, mas foi privado disso, de sua vida, por uma empresa que prometeu cuidar dele. Meus pais estão devastados, e nosso coração está em pedaços diante dessa tamanha INJUSTIÇA. Não pudemos nos despedir dele, já recebemos fotos e vídeos dele sem vida e nenhum vídeo do motorista com PREPARO para tirá-lo de dentro da sua caixa."
A família, que agora reside em Campo Grande, luta por justiça enquanto tenta se recuperar da cruel morte de Duke, que como parte da família há 8 anos, deixa um "buraco" irreparável no coração dos familiares.
"Agora, tudo que nos resta é lutar por justiça para que essa empresa seja responsabilizada por todo esse sofrimento", finaliza.
Pronunciamento da empresa de transporte
"Fomos contratados para realizar o transporte de um pet da raça Sharpei, saindo de Manaus com destino a Campo Grande, MS. Nosso serviço coletivo é disponibilizado para pets saudáveis e sociáveis, permitindo que os motoristas possam manipular, desembarcar, passear e alimentar os animais para o conforto e segurança do pet e dos motoristas. Lamentamos profundamente o ocorrido. Desde o momento em que ele começou a latir intensamente, comunicamos a situação à tutora, informando que estávamos em direção à clínica veterinária. Durante todo o processo, mantivemos a tutora informada. Após o óbito, nossa equipe se colocou à disposição da tutora para esclarecer, apoiar, apurar e prestar toda a assistência necessária neste momento delicado."